Beleza Beleza & Laser Cuidados com a pele

Cuidados Laser Alexandrite: confira 10 dicas para o pré e pós!

cuidados laser alexandrite
cuidados laser alexandrite

O que você precisa fazer para manter sua pele saudável

Ainda que seja um tratamento superseguro e eficaz, procedimentos que envolvam o laser alexandrite exigem cuidados no pré e pós, a fim de garantir total eficácia e eliminar riscos.

Esse é um dos motivos pelos quais a escolha do profissional é muito importante. Portanto, procure clínicas confiáveis – de preferência indicadas por outras pessoas.

Leia também:

Laser Alexandrite: o que é e quais são as vantagens?
Hollywood Black Peel: como deixar a pele mais iluminada e homogênea com peeling de carbono
Despigmentação de micropigmentação capilar

Hoje, listaremos alguns cuidados indispensáveis antes e após o tratamento com esse tipo de laser. Confira!

Cuidados Laser Alexandrite: pré-tratamento

#1 – Suspenda o uso de ácidos na região que irá receber o laser

Suspenda o uso de qualquer ácido na região que será tratada pelo laser, pelo menos um tempo antes. Isso porque os ácidos tendem a deixar a pele mais fina, sensível e propensa a lesões.

Converse com o dermatologista que fez a indicação da medicação – a fim de saber o tempo exato de suspensão desse tipo de tratamento e, se possível, também converse com o profissional que fará as sessões com o laser alexandrite.

#2 – Faça esfoliação na pele alguns dias antes da sessão

Como muitas pessoas sabem, a esfoliação é um passo importante nos cuidados com a pele, uma vez que cuida da eliminação de células mortas e desobstrução dos poros. Além disso, contribui para o retardamento do envelhecimento da pele, pois estimula a produção de colágeno. 

Todavia, ela é essencial para a depilação a laser também, isso porque ajuda a evitar o encravamento de pelos antes da sessão, eliminando os folículos indesejados com mais facilidade. Portanto, procure realizar uma boa esfoliação na área tratada, pelo menos uns 3 dias antes.

#3 – Evite a exposição solar excessiva (bronzeamento? Nem pensar!)

Não utilize bronzeadores, nem se exponha muito ao sol, pelo menos 1 mês antes de cada sessão. Isso porque a combinação da modificação temporária de coloração da pele com o tratamento estético pode causar seríssimas reações dermatológicas. Isso inclui: possíveis queimaduras, bolhas e, de quebra, um resultado insatisfatório, pois o laser atingirá as partes mais pigmentadas ao invés de dar total atenção ao pelo.

Salvo que, uma semana antes, é totalmente proibido que o paciente tenha feito algum tipo de bronzeamento – natural ou não.

#4 – Remova o excesso de pelos antes da sessão

É imprescindível que seja feita uma pré-depilação com lâmina (ou métodos que apenas cortem o pelo, nunca com cera ou outros que removam o pelo da raiz). Isso porque o laser precisa atingir a parte mais superficial do pelo, para adentrar à pele. Se os pelos estiverem muito longos, o resultado será apenas externo. Ou seja, ineficaz.

#5 – Adie a sessão se sua pele estiver machucada/irritada

Caso você esteja com problemas na pele, como irritações por alergias, espinhas ou até mesmo infecções mais sérias, o ideal é que você as trate antes de realizar de fato a sessão, pois o contato com a energia do laser pode agravar a situação e comprometer os resultados.

#6 – Tome cuidado com o uso de antibióticos!

Sim, é isso mesmo! Ainda que muita gente não saiba dessa informação, o uso de antibióticos antes de sessões de depilação a laser pode causar problemas, uma vez que a composição de determinados medicamentos, quando combinados com a luz emitida, podem aumentar a fotossensibilidade da derme, a deixando muito mais propensa aos danos causados pelo calor – como bolhas ou febre, por exemplo.

É por isso que geralmente as clínicas que realizam esse tipo de tratamento dão uma ficha de anamnese para cada paciente. Desse modo, entenderá qual é o comportamento do mesmo, se faz uso de medicamentos que podem influenciar nos resultados ou até mesmo prejudicar a saúde.

#7 – Evite o uso de desodorantes ou maquiagens no dia da sessão

O tratamento com laser alexandrite será nas axilas? Então, evite o uso de desodorantes no dia, pois os resíduos desses produtos podem desviar a atenção do laser e prejudicar os resultados.

A sessão será no rosto? Se estiver usando maquiagem, o laser poderá ser atraído por pigmentos mais escuros depositados na região, o que também atrapalha.

Cuidados laser alexandrite: pós-tratamento

Da mesma forma, no tratamento pós sessão os cuidados continuam. Veja quais são!

#8 – Continue evitando a exposição ao sol

Pelo menos nas primeiras 24 horas, evite completamente qualquer tipo de exposição ao sol, pois nesse período, nem mesmo os protetores/bloqueadores solar conseguem proteger totalmente a pele do aparecimento de manchas nas regiões expostas. Entretanto, é muito importante conferir o tempo exato com o profissional.

Todavia, independente do período, sempre use protetor solar antes de sair de casa, e evite o uso de outros produtos que não sejam protetores/bloqueadores.

#9 – Não utilize esponjas ou outros objetos que causem atrito com a pele

Decerto, o atrito desnecessário e excessivo com a pele depilada causa algumas reações indesejadas, como alergias, machucados ou manchas também. Além disso, ao tomar banho, opte por um sabonete neutro.

#10 – Não estranhe se os pelos “continuarem crescendo” após a sessão

Isso é bem comum, porque o processo foi “interrompido” de dentro para fora, e levará entre 10 a 15 dias até o pelinho que estava em fase de desenvolvimento cair. Ou seja, é um processo bem gradativo.

Mas, fique tranquilo(a) que os resultados aparecem logo nas primeiras sessões.

Por fim, essas foram algumas dicas essenciais – porém, reforçamos a importância de sempre consultar o profissional que realizará o tratamento. Eles normalmente já darão essas dicas no pré e pós, mas fique sempre atento(a).

Em casos de dúvidas ou orçamentos, entre em contato conosco:

WhatsApp – (11) 94264-1574

Instagram – https://www.instagram.com/helltatto/

Facebook – https://pt-br.facebook.com/Helltattoo/

Email – contato@helltattoo.com.br

Carolina de Sá

Carolina de Sá

Redatora formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. A curiosidade por natureza fez com que descobrir, aprender e escrever se tornasse muito mais do que um trabalho!

SEO, Copywriting e tudo o que envolve Marketing de Conteúdo! ♥

Comentar

Clique para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *